Search
  • cinthia/alireti

SONOTECA: relógio mecânico





Um relógio mecânico pode ser descrito como um aparelho que mede o tempo, através de um coração mecânico, com batidas curtas no registro médio-agudo. Essas batidas se repetem regularmente, metricamente, sem perder o controle. O relógio se tornou uma fonte de inspiração para vários compositores que "re-coloriram" o som deste objeto, com os diversos sons de instrumentos musicais em suas obras.


IMERSÃO I: J. Haydn - Sinfonia n. 101 "O relógio". The Orchestra of the 18th Century, Frans Brüggen, regente.

https://www.youtube.com/watch?v=W9Qtu15FLTM


Aqui, o relógio aparece no começo do segundo movimento (8:26). Se usarmos fone de ouvido é possível escutar até o eco do movimento que o ponteiro produz ao pular de um segundo para o outro (produzido pelo fagote e os pizzicatos das cordas). Ainda que Haydn fosse um compositor austríaco, imagino que ele tenha se inspirado no som de um relógio inglês, daqueles longos e altos, já que ele morava em Londres quando compôs essa Sinfonia. Com o meu fone de ouvidos, escuto até o ruído do meu sapato, entrando no "hall" de entrada de uma casa de bonecas inglesa do séc. XVIII. Nela, o relógio está à minha esquerda, ao lado da escadinha, sofazinho, quadrinhos... Tudo mini, como o som comprimido do tic-tac de um relógio.


IMERSÃO II: György Sándor Ligeti - Clocks and Clouds (1972).

https://www.youtube.com/watch?v=yfVnazeA3zw


Qual seria a sensação de morar dentro de um relógio de parede, será que depois de um tempo o tic-tac ainda seria predominante na escuta ou será que passaria para background, dando espaço para outros tipos de ruídos? E se o som da batida do nosso coração fosse presente o tempo todo para nós, dia e noite? Ficaríamos desnorteados. O que acontece normalmente é que esse ruído se junta, em nossa consciência, a um conjunto de sons produzidos pelos nossos movimentos, nossa respiração e sons externos ao nosso corpo/mente. Os sons se misturam, interagem e se transformam em uma espécie de nuvem sonora. É dessa maneira que o relógio se desmancha, como nos quadros de Salvador Dalí, uma das inspirações para a composição de Clocks and Clouds, e o tic-tac é absorvido por essa nuvem. É assim que perdemos a noção do tempo.



35 views
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

©2019 Wix.com